Coaching · Inspiração

A Força do Azarão

Um azarão é aquele considerado com poucas ou nenhuma chance de vitória!

Mas o mais legal é quando um azarão dá a volta por cima e vence, assim como acontece nos filmes da sessão da tarde, onde uma pessoa ou time era considerado um perdedor e no final dá a volta por cima. Um roteiro batido mas que sempre nos emociona.

Quem é que não tem um colega dos tempos de escola que todos achavam que teria uma vida mais ou menos e que no final das contas se tornou bem sucedido? Eu tenho! Ela teve falta de oxigenação no cérebro durante o parto e ficou com sequelas que afetam a sua coordenação motora e a fala, além de causar outros problemas de saúde. Fizemos ensino fundamental e ensino médio juntas, ela sempre foi muito inteligente e apesar de se esforçar muito e conseguir acompanhar o resto da turma, muita gente achava que aquele seria o limite. Pois ela fez faculdade de fisioterapia, passou em um concurso público e agora está fazendo a segunda faculdade! Faz um trabalho voluntário lindo e tem ainda mais sucesso por vir.

É muito comum vermos estas histórias de superação no esporte. Quem se lembra do Thiago Braz? Ele foi ouro no salto com vara nos Jogos Olímpicos Rio 2016, venceu o francês Renaud Lavillenie, detentor do record mundial e favorito à medalha. Vi uma entrevista do Thiago onde ele dizia que naquele último salto teria que ir para o tudo ou nada já que não havia nada a perder e mais nada a ser feito.

Seja ousado! Arrisque-se! O que de pior pode acontecer se nada der certo?

Nas eliminatórias da Champions League (2016/2017) o Barcelona perdeu de 4 x 0 para o Paris Saint Germain no jogo de ida (tudo bem que o Barcelona não é exatamente o que podemos chamar de azarão). O Neymar postou um vídeo dizendo que se eles fizeram 4 gol nós podemos fazer 5. E assim, sem deixar de acreditar em nem um momento sequer, o Barcelona fez o seu sexto gol aos 50 minutos do segundo tempo e venceu a partida por 6 x 1, passando às quartas de final do campeonato.

Acredite! Mesmo quando ninguém mais acreditar que você é capaz, levante a cabeça e mostre à eles. Se outras pessoas conseguiram, você também consegue.

E o Arthur Nory, da Seleção Brasileira de Ginástica, que nem havia se classificado para a final do solo, ficou em 9° lugar mas devido a uma regra da competição que excluiu um atleta japonês ele conquistou uma vaga e também a medalha de bronze completando uma dobradinha inédita com Diego Hypólito que ficou com a prata. Resultado de quando a preparação encontra a oportunidade.

Esteja preparado! você nunca sabe quando uma oportunidade vai surgir. Saiba que todo azarão pode ter um dia de campeão.

Eu poderia ficar aqui horas contando histórias de superação e sucesso nas mais diversas áreas, elas existem por aí aos montes, como a do Cícero Batista do Distrito Federal, ex catador de lixo, aprendeu a ler com os livros que achava no lixão, se formou recentemente em medicina.

Todas estas histórias devem ser aplaudidas de pé e também servir de inspiração para aqueles momentos em que mais ninguém além de você mesmo acredita nos seus sonhos ou quando tudo parece dar errado, lembre-se de que tem uma missão à cumprir.

Tem alguma história de superação para contar? Compartilhe comigo aqui nos comentários ou no e-mail flavianetto@flavianetto.com.br, vou adorar saber mais de você.

Aproveite e compartilhe com seus amigos este texto, pode ajudar mais alguém e com certeza me ajuda muito.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s