Coaching

A arte de dizer NÃO

Antes de começar eu quero agradecer pelo retorno que tive no post da semana passada sobre autoestima, foi incrível!

Agora vamos ao que interessa!

frases-se-nao-tiver-a-capacidade-de-dizer-nao-o-seu-sim-osho-21217
Imagem da internet.

Li esta afirmação acima em algum lugar no Instagram (não lembro em qual perfil), dizia que era do Osho, mas não sei ao certo, se alguém souber, me avisa. Mas na verdade o que interessa é que ela me fez pensar…

Se você tem dificuldade em dizer NÃO, onde está o valor em dizer sim? Aí alguém pode dizer que uma pessoas que só fala sim é uma pessoa boa e a outra é egoísta. Será mesmo?

Eu tenho duas técnicas que uso e ensino aos meus clientes de coaching que tem feito muita diferença na minha vida e na deles.

1ª) O seu NÃO não precisa ser definitivo.

Quando alguém te pede alguma coisa e você tem outra mais importante para fazer porém quer muito ajudar não é necessário negar definitivamente, negocie!

– Olha amigo, neste momento eu não posso ajudar por tal motivo, porém assim que terminar, será um prazer. Inclusive desta forma poderei te dar toda a minha atenção.

Desta forma você não precisa se deixar em segundo plano e ainda assim ajudar. A maioria das pessoas irá entender e apreciar.

E aí vamos à segunda técnica, que na verdade nem é uma técnica, é mais uma teoria.

2ª) Muitas vezes dizer NÃO ao outro é dizer SIM à você mesmo.

Entenda, não estou dizendo para você ignorar tudo o que te pedirem e se tornar uma pessoa egoísta. Vivemos em sociedade e devemos sim ajudar uns aos outros, desde que não te prejudique.

Perceba que quanto melhor você estiver mais poderá fazer pelo próximo e que você só é responsável por você mesmo. Pelo outro você fará aquilo que estiver ao seu alcance. Então quando alguém te pedir alguma coisa e você não puder ajudar, por qualquer motivo que seja (é o SEU motivo, isso que importa), e não for possível negociar, respire fundo e diga NÃO.

Para mim esta questão é muito simples (sei que não é assim para muitos), amo ajudar sempre que posso, porém não deixo que isso me atropele e já fui julgada como egoísta algumas vezes. O problema é que tem gente que nem tenta olhar o lado do outro, conhecer os seus motivos. Pessoas que ainda não aprenderam a receber respostas negativas às suas necessidades e desejos.

A aí podem existir pessoas que não suportam a ideia de serem julgadas e por este motivo continuam dizendo SIM sempre.

Lembre-se que o julgamento do outro diz mais à respeito dele do que de você.

Espero que tenha aprendido pelo menos um pouquinho e mais importante, coloque em prática e depois me conte o resultado, vou adorar conhecer a sua história, deixe um comentário aqui ou me mande mensagem nas minhas redes sociais. Aproveite para compartilhar com os amigos, quem sabe não ajuda alguém que está precisando.

Anúncios

3 comentários em “A arte de dizer NÃO

  1. Bela mensagem – porém eu vejo que só foi comentado apenas um lado – aquele de determinar sim ou não. – E a vida real não è assim ! tem o outro lado aquela pessoa que tem que ouvir o resultado. Na minha cabeça temos que ter os dois lados , nada é cem por cento – em algum momento você vai ter que falar um sim ou não e em outros momentos é você que vai ter que ouvir o veredito final , “de repende” de alguém que não tem nada haver contigo , geralmente è isto que acontece- pois as pessoas que te amam de verdade são sempre sim com + sim. abrs

    Curtir

    1. tadeujezler a abordagem do texto só pelo lado de quem tem que dizer o não foi proposital, porém eu entendo o que você quis dizer e da mesma forma que devemos aprender a dizer uns nãos, temos que aprender a recebê-los, faz parte da vida.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s