Coaching

Como anda a sua Autoestima?

Apresentação1

Hoje vamos falar deste assunto que é bastante delicado e que afeta muitas pessoas. Mas primeiro, vamos entender o que significa.

De acordo com o Dicionario Online de Português (Dicio), autoestima é característica de pessoa que se valoriza, estando satisfeita com sua maneira de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões: o aumento da autoestima pode melhorar a qualidade de vida.

Para mim autoestima significa se amar e de acordo com o autor dos livros A arte de amar e Descubra o seu potencial, Robert Holden, amar a si mesmo é sentir-se bem em sua própria companhia.

Autoestima tem muito a ver com quão bem você se conhece. Quando você sabe das suas qualidades e defeitos fica mais fácil lidar com as situações que podem surgir. E que fique claro que não é só sobre aparência física (pode ser também) e nem com sexo (mulheres tem baixa e homens tem alta.

E qual a influência que ela tem na sua vida? Ela é o primeiro passo para a realização de qualquer coisa na sua vida. Com uma alta autoestima você já começa a acreditar que é capaz de realizar sues sonhos e como diz a música, quem acredita sempre alcança!

Lembre-se, ter uma autoestima alta não tem nada a ver com arrogância. Talvez você não esteja acostumado a conviver com uma pessoa assim e tenha a crença de que uma pessoa não deve falar de suas qualidades e nem se posicionar de forma positiva sobre si mesmo.

Quantas vezes você já julgou uma pessoa que chegou à uma festa cumprimentando todos, com boa postura e aperto de mão firme? E aquele colega que tem sempre uma opinião sobre qualquer assunto e aparentemente sabe tudo? E a novata do trabalho que está sempre maquiada e bem vestida? Estes são apenas alguns exemplos de situações do dia a dia onde nos deparamos com alguém que provavelmente tem autoestima e nos incomoda profundamente.

Agora pior do que isso é quando você deixa de fazer alguma coisa por insegurança ou por medo do que as pessoas vão pensar. Já deixou de dar uma sugestão de melhoria no trabalho? Já deixou de usar uma determinada roupa? Já deixou de falar com alguém ou ir à algum lugar?

Então, já que eu disse que autoestima é sobre autoconhecimento, quero propor um desafio. Faça uma lista com no mínimo 10 coisas que gosta em você mesmo ou que as pessoas costumam elogiar, vale de tudo! Características físicas, qualidades, ou coisas que você faça bem. Agora deixe a sua lista em um local visível e todas as vezes que se sentir inseguro ou incapaz releia a lista e perceba o quanto você é bom e capaz!

  • Quero ver se você tem coragem de me enviar a sua lista, pode ser no meu e-mail flavianetto@flavianetto.com.br ou lá no meu Instagram @flavianettocoach. Se tiver muita coragem, posta e me marca! Vai ser legal para incentivar outras pessoas.
  • A lista deve ter o mínimo de 10 itens, mas o céu é o limite!
  • Se estiver difícil, pergunte às pessoas a sua volta o que elas mais gostam em você.

E para te dar uma força, vou colocar aqui uma parte da minha lista:

  • Cozinho bem;
  • Boa tia;
  • Tenho unhas bonitas;
  • Nado direitinho;
  • Aprendo rápido;
  • Facilidade com idiomas;
  • Boa ouvinte;
  • Levo jeito para atividades manuais;
  • Sou uma aluna interessada.

Então agora, mãos à obra!

Anúncios

Um comentário em “Como anda a sua Autoestima?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s