Coaching

Ressignificando

Todos nós passamos por situações difíceis em algum momento da vida, isso é fato. Quem nunca perdeu um emprego, ficou doente ou se desentendeu com um amigo? Quem nunca perdeu o ônibus, foi pego de surpresa pela chuva ou arrebentou o sapato favorito? Enfim, todos passamos por situações desagradáveis em algum momento. Então por qual motivo algumas pessoas parecem nem ligar quando alguma coisa ruim acontece enquanto outras parecem que o mundo vai acabar? Eu poderia citar pelo menos uma dezena de motivos, porém hoje eu vou falar somente sobre um: RESSIGNIFICAÇÃO.

E aí você está me perguntando, mas o que é ressignificação? E a resposta é bem simples, é dar um novo significado à uma situação. Falando assim até parece simples, mas é! A questão é que algumas vezes nos apegamos tanto ao sofrimento que tornar determinadas situações menos ruins fica difícil.

Vou te dar alguns exemplos (quase bobos, eu sei) de ressiginificação:

  • Aquele seu sapato incrível arrebentou, que pena! Agora vai “ter” que comprar aquele novo incrível que estava querendo há semanas.
  • Terminou o namoro! Agora vai fazer a viagem dos sonhos porque antes não conseguiam entrar em um acordo sobre o destino ou conciliar as férias.
  • Ficou doente! Vai poder colocar livros e séries em dia.

E aí você pode estar pensando que o seu problema é muito mais grave do que isso, e eu acredito, de verdade! E te digo mais, você não é o único enfrentando grandes desafios.

Quando minha família faliu, foi péssimo, uma das piores épocas da minha vida, porém saímos daquela situação muito mais unidos como família, mais dispostos a ajudar e compreender uns aos outros. Isto é ressignificar, é encontrar uma nova forma (mais positiva) de enxergar as coisas. Eu poderia ficar me lamentando por todas as viagens que não fiz com meus amigos, pelos planos de intercâmbio abandonados, pelo carro vendido, pelas noites não dormidas. Só que nada disso adiantaria, não dá para voltar no tempo e mudar as coisas então eu prefiro me lembrar dos momentos com meus pais, sobre o fato de termos permanecido juntos e fiéis aos nossos valores.

No ano passado quando fui demitida do meu emprego eu poderia ter ficado me lamentando e culpando a crise, mas não, via li uma oportunidade de empreender e batalhar pelo meu sonho.

Será que consegui clarear pelo menos um pouquinho para você sobre o que é ressignificação e o seu poder?

Se você ainda tem alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários que terei muito prazer em responder.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s