Coaching · Empreenda com Sucesso

Mantendo o equilíbrio

empregado-empreendedor
Imagem da Internet

Outro dia me deparei com este comparativo entre Empregados e Empreendedores nas redes sociais e além de achar muito injusto com as duas categorias, algumas coisas me preocuparam muito:

  • Trabalha no mínimo 10 horas por dia
  • Sexta feira trabalha até tarde
  • Não tem tempo para ficar doente
  • Almoça quando dá tempo
  • Usa feriados para por as coisas em ordem

Realmente a vida de um empreendedor é bastante agitada, por diversas vezes trabalhamos além da conta ou em horários não convencionais, comummente deixamos nossas necessidades em segundo plano em prol dos nossos negócios. Porém até quando?

Uma das ferramentas mais conhecidas do Coaching é a Mandala da Vida (Ponto de Equilíbrio, Equilíbrio das 5 Saúdes, etc) e ela é utilizada para verificar como andam as diversas áreas da vida do cliente/coachee e na maioria das vezes existe um desequilíbrio muito grande entre elas e o que deve ficar muito claro é que este desequilíbrio irá acabar afetando as demais áreas.

É óbvio que algumas áreas poderão ter prioridade em alguns momentos, porém isso não quer dizer que as demais devem ser esquecidas ou deixadas para depois.

Meu cliente Daniel, um promissor empresário do Marketing Multinível, tinha como propósito proporcionar uma vida melhor para seu filho e poder participar mais ativamente da vida dele e trabalhava tanto que não tinha tempo para o garoto e se sentia culpado. Durante as nossas sessões ele foi percebendo a necessidade de se dedicar ao filho AGORA e foi se organizando para passar mais tempo com ele. Resultado, hoje ele divide o seu tempo sendo muito focado no trabalho enquanto está trabalhando e muito focado na família enquanto está com eles.

O que eu quero mostrar com esta história é que tem coisas que não voltam e que se forem deixadas para depois não será possível fazer novamente.

Sabe aquele check up que você adiou mais uma vez? O que é perder algumas horas com consultas e exames ao invés de dias na cama de um hospital?

No meu canal do Youtube tem uma série de vídeos que falam sobre as 5 Saúdes (Familiar, Social, Física, Espiritual e Financeira) e a importância de cada uma delas nas nossas vidas. Elas se complementam e impactam umas as outras positiva ou negativamente de uma forma que nem percebemos. Por este motivo eu prego o equilíbrio. Eu aprendi que só no momento em que eu estivesse realmente equilibrada o sucesso viria.

Um empreendedor deve saber que no seu dia a dia cada coisa tem o seu momento e que elas devem ter sua atenção integral. Não adiante viajar com a família no feriado e ficar no quarto trabalhando.

Aproveite e compartilhe este texto com seus amigos e ajude-os a ter mais equilíbrio e me ajude a divulgar o meu trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s