Sem categoria

Formação de Equipes

Um dos fatores cruciais para o sucesso do seu empreendimento é a formação da sua equipe. Seja qual for o tamanho dela.

equipe
Imagem da Internet

Tenho ouvido muitos relatos de clientes meus à respeito de dificuldades nos seus negócios e eu consigo identificar a formação de equipe um dos principais pontos de melhoria.

Seguem alguns pontos que para mim são cruciais:

1 – Análise de currículo
Não importa se o filho do seu primo está precisando trabalhar, ele precisa ter, no mínimo,  capacidade técnica para desempenhar a função a que se propõe. É muito importante ir além das indicações e analisar a formação e experiência anterior do candidato, se for necessário, peça comprovação.

2 – Processo seletivo e entrevista
O processo seletivo deve ser compatível com a vaga oferecida. Se for aplicar prova ou dinâmica de grupo, ela deve ser direcionada para identificação das habilidades necessárias para o desenvolvimento da função e para verificar se o candidato tem as características que se encaixam no perfil da sua empresa.

3 – Contratação
Deve-se deixar muito claro para o futuro colaborador quais funções irá exercer e o que se espera dele. Quantas horas ele irá trabalhar, folgas, férias, comissionamentos e bonificações, se houverem.

Eu já passei por uma situação assim, fui contratada para organizar eventos e me colocaram para fazer vendas. Me senti desvalorizada e desmotivada, e vou te contar, a última coisa que você quer é um funcionário desmotivado.

Seu funcionário deve saber exatamente o que esperar e como se comportar, desta forma irá evitar desgastes desnecessários. Se houver um manual de conduta, este deve ser entregue ao colaborador imediatamente.

4 – Treinamento
Você pode oferecer os mais diversos tipos de treinamentos à sua equipe: conhecimentos técnicos, atualização, desenvolvimento pessoal, vendas ou até mesmo auxílio para realização de cursos fora da empresa. Porém, na minha opinião, o fundamental é um treinamento sobre a cultura da empresa, o que poderá facilitar, e muito, a adaptação do novo membro do time.

5 – Valorização
Existem várias formas de se valorizar o trabalho de um funcionário, desde feedbacks regulares até premiações como bônus e participação nos lucros.

Ações como funcionários do mês, confraternizações, pequenos gestos em datas comemorativas são opções que podem ter baixo custo e alto retorno em engajamento da equipe. Identifique a que melhor se enquadra na sua cultura organizacional e situação financeira da sua empresa e coloque em prática.

Esteja atento aos sinais que a sua equipe te passa, seja presente e esteja pronto para escutar, aprender e aperfeiçoar com eles, exerça a verdadeira liderança (em breve irei falar sobre isso).

Se você gostou deste texto, lembre-se de curtir e compartilhar com seus amigos, pode ser que ajude alguém e com certeza irá me ajudar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s