Coaching · Empreendedorismo

Auto conhecimento rumo ao sucesso!

O Empreendedorismo é muito novo no Brasil, tem menos de 3 décadas! Ou seja, quando eu nasci, ainda não existia empreendedorismo no país.

O Empreendedorismo surgiu no Brasil nos anos 90, durante a abertura da economia brasileira. Com a entrada de fornecedores estrangeiros que controlavam nossos preços, alguns setores que não conseguiam competir com produtos importados engajavam novos planos, gerenciando novos projetos e abrindo oportunidades em torno de produtos de competências variadas. Entre os caminhos do empreendedorismo, muitos brasileiros se envolveram no ramo e construíram seus negócios.

E por este motivo, é normal que ocorram duas coisas: muitos profissionais não tem afinidade com o termo e não se consideram empreendedores e que por outro lado haja um boom onde muito se fala sobre o tema.

images
Imagem da Internet

Pois bem, vamos falar sobre este boom. A cada dia surge um novo tópico, empreendedorismo social, digital, de palco, etc. A cada dia surge um novo expert com novas metodologias que prometem fazer você alcançar o sucesso com o seu empreendimento e isso me preocupa muito, pois o empreendedorismo foi glamourizado e as pessoas tendem a enxergar somente a parte boa, por mais que tenha um monte de gente enfrentando muitos desafios.

Muitas frases de impacto são utilizadas e histórias de sucesso são contadas e isso é necessário para que os novos empreendedores sejam motivados para continuarem neste árduo caminho. Porém é necessário estar atento às entrelinhas, os sacrifícios diários, os desafios e à tudo o que é necessário abdicar quando resolvemos empreender.

Minha intenção aqui não é desmotivar ninguém, eu sou uma grande incentivadora de empreendedores através do Empreenda com Sucesso, e sou também uma empreendedora. O meu desejo é mostrar aqui, o que na minha opinião é fator primordial para o sucesso de qualquer empreendedor. Todas as características que atribuímos aos empreendedores como determinação, foco, resiliência, organização, entre outras, são conseguidas ou potencializadas através do auto conhecimento.

Muitas vezes nos envolvemos tanto com números, métricas e balanços que esquecemos do que é feita uma empresa, de pessoas. Eu tenho uma cliente que é contadora que diz que lidar com números é fácil pois não existe meio termo ou é, ou não é. Difícil é lidar com gente e todas as suas nuances.

Eu já contei aqui Como o desenvolvimento pessoal me transformou em Empreendedora. e eu realmente acredito que este é o diferencial que poderá te levar ao próximo nível. Lembre-se, uma empresa é feita de pessoas! Clientes, funcionários, fornecedores… e quanto melhor você se conhecer e se desenvolver, melhor você será para as outras pessoas e assim fica mais fácil alcançar o seu objetivo. Somente uma equipe bem entrosada e devidamente motivada vai lidar com os números e processos da melhor maneira.

images
Imagem da Internet

Sempre que um novo cliente me procura e pede ajuda para a sua empresa, ou seus negócios, eu digo, eu só posso ajudar você para que você cuide melhor da sua empresa. Tive uma cliente que me ligou com esta conversa, marcamos um horário para um bate papo e lá veio ela cheia de planilhas! Eu expliquei à ela a metodologia do Empreenda com Sucesso. O negócio dela é publicidade e eu não entendo disso, o meu negócio é desenvolvimento de pessoas. Ela, meio contrariada guardou as planilhas, parecia que ainda ia tentar me convencer a ajudá-la com elas. Marcamos a primeira sessão e fizemos todo o processo sem nem uma espiadinha em números. Ao final do processo ela me agradeceu e disse que entendeu o meu propósito, ela se sentiu tão segura que expandiu o seu negócio, encontrando soluções para a crise e aumentando o seu faturamento.

O que eu quero mostrar é que muitas vezes nos nossos negócios nos apegamos á números e processos e nos esquecemos das nossas necessidades e das pessoas que trabalham à nossa volta. Pessoas não são números! E apesar deles não poderem ser ignorados, talvez eles não sejam o fator mais importante para o seu sucesso.

Se você gostou deste texto, compartilhe com seus amigos, pode ser que ajude alguém querido e com certeza irá me ajudar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s