Coaching · Sem categoria

Marca Pessoal e Marketing Pessoal

Tenho ouvido falar muito sobre Personal Branding (Marca Pessoal) nos últimos tempos. Não sou especialista no assunto, mas sei dos seus impactos na vida de uma pessoa.

A primeira coisa é que devemos deixar clara a diferença entre Personal Branding e Marketing Pessoal. O primeiro é quem você é, a reunião dos seus talentos e valores e a impressão que isso causa nos outros. O segundo é a forma como você comunica isso para outras pessoas.

Responda sinceramente, você contrataria um professor de educação física ou nutricionista gordos? É bem provável que não, pois esperamos deste profissionais uma certa atenção à forma física e se teoricamente eles não são capazes de cuidar do próprio corpo, como serão capazes de cuidar do seu, não é mesmo? Assim como professores tem que saber tudo, psicólogos devem ser equilibrados e sem traumas, coaches focados e assim em diante. E não seria isso preconceito? De certa forma sim, pois julgamos pela aparência e tomamos decisões sem conhecer a pessoa e sua competência e tem sido assim desde que o mundo é mundo, e eu espero que isso mude logo!

Quando eu era adolescente eu costumava dizer que não me importava com a opinião alheia, quanta bobagem! (Mas tudo bem, eu era adolescente e imatura) Mas isso era uma grande mentira, porque eu me importava sim! E também, porque eu teria evitado que muitas pessoas tivessem criado uma imagem errada sobre quem eu era.

Um dia destes eu vi uma nutricionista dando conselhos para uma jovem que queria fazer faculdade de nutrição, e entre vários deles, um me chamou bastante atenção: Não discuta! E depois de ouvir todos os argumentos dela, eu tive que concordar. Nem sempre as pessoas vão pensar como você e por mais que você tenha absoluta certeza do que está falando ninguém tem obrigação de concordar e isso não é motivo para entrar em discussão com colegas ou professores. Faça amigos, deixe uma boa impressão, estas são as pessoas que vão te acompanhar por boa parte da sua vida profissional, é bom que eles possam dar boas recomendações sobre você.

Agora imagine-se dono do seu negócio e durante um processo seletivo você resolve fazer uma pesquisa pelos perfis dos candidatos nas redes sociais e o que encontra são várias fotos de festas regadas a muita bebida durante a semana, posts racistas, cheios de erros de português e palavrões ou cheios de lamentações, isso influenciaria na sua decisão sobre a contratação ou não de determinado candidato? Então agora vamos inverter a situação, você será contratado por um cliente ou até mesmo para uma vaga de emprego, o que o seu contratante irá encontrar nas suas redes sociais? Qual é a marca pessoal que ele irá encontrar?

E a sua aparência? Eu tenho uma amiga que só sai de casa muito bem arrumada, inclusive para ir à padaria da esquina ou ao supermercado pois segundo ela, o amor da sua vida poderá estar nestes lugares e ela não quer estar mal arrumada em uma ocasião tão especial. Já eu me arrumo também para estas ocasiões pois posso encontrar meu cliente lá. Cabelo arrumado, unhas feitas, roupa de acordo com o ambiente, maquiagem… para os homens o cabelo deve ser bem cortado, a barba bem feita e estar sempre bem vestido. Tudo isso é de grande importância para o seu marketing pessoal.

E a forma como você se comporta em ambiente sociais? Não estou dizendo aqui para você virar um padre ou freira, jamais! Mas aquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica é verdadeira, até porque você pode não ter a oportunidade de ter a segunda. Então pense, o que as pessoas que você conhece devem estar pensando e falando de você? Definitivamente isso não significa que você deva criar um personagem, muito pelo contrário, personagens não se mantém por muito tempo. Seja fiel aos seus valores e mantenha o foco nos seus objetivos.

Espero que a esta altura você já tenha entendido a importância da sua marca e seu marketing pessoal. Porém mais uma coisa, esteja sempre pronto para falar do seu negócio e do que você tem para oferecer a qualquer cliente que possa surgir no seu caminho. Saiba se vender!

Eu escrevo estes textos com muito carinho compartilhando com você um pouco do meu aprendizado, a maioria eu aprendi sozinha e gostaria muito que alguém tivesse me dado estes toques. Então compartilhe este texto pois que sabe não irá ajudar um amigo e ainda por cima irá me ajudar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s