Coaching · Empreendedorismo · Sem categoria

O primeiro passo para Empreender

Por eu ser formada em Turismo e viver em uma região com grande potencial turístico, as pessoas viviam me perguntando se eu não tinha vontade de empreender e abrir minha própria empresa de Turismo, quando eu fiz o MBA em Gestão Empresarial os questionamentos se transformaram em cobranças e a minha resposta sempre foi “um dia”, a verdade é que eu não tinha a mínima ideia do que fazer. Eu gostava do Turismo mas não conseguia me ver investindo neste mercado, hoje eu entendo que eu gostava, mas não tinha paixão. Quando fiz o curso de coaching comecei a enxergar uma possibilidade, porém ainda fiquei algum tempo estudando e me preparando, como eu conto neste post.

Então, se você pensa em empreender e não tem a mínima ideia do que fazer, preste atenção!

O primeiro passo é saber qual a sua paixão, aquilo que te dá tesão! Não adianta nada escolher um ramo que pode ser muito promissor se você não tiver nenhuma afinidade com ele. Lembre-se, você irá dedicar muito do seu tempo, fazer muitos sacrifícios e investir algum dinheiro neste empreendimento, melhor que seja alguma coisa que você goste de verdade.. Faça uma lista com duas ou três opções, leve em conta suas habilidades e em qual produto ou serviço isso poderia se transformar.

Agora pergunte-se, existe mercado para este produto ou serviço? As pessoas se interessam? Já existe alguma empresa fazendo a mesma coisa? Tem mercado para mais um? Meu produto/serviço é inovador?

E logo nesta parte eu me lembro da história dos dois sócios que foram à um vilarejo na África fazer uma pesquisa de mercado para implementar uma fábrica de sapatos por lá. Em seu relatório o primeiro dizia que naquele vilarejo ninguém usava sapatos e por este motivo a fábrica seria inviável. Já o segundo disse que pelo mesmo motivo (ninguém usava sapatos) a fábrica era super viável, pois ali existia um grande mercado já que todos iriam querer comprar sapatos.

E para finalizar, as pessoas estão dispostas a pagar por este produto/serviço? Ou ainda, as pessoas à quem ele se destina tem condições de pagar por isto? Existe dinheiro circulando neste mercado?

Flávia 01

Para se chegar a um denominador comum e definir onde vai empreender é preciso ser bem racional para poder estar atento à todas as variáveis e é aí que entra o trabalho do coach, ele é um profissional capaz de te ajudar a enxergar todos estes detalhes.

Uma vez definido qual será o seu negócio, eu sugiro que você aprofunde os estudos de mercado e sobre o empreendimento que irá começar.

Você se identificou e quer saber como o coaching pode te ajudar, entre em contato para mais informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s