Empreendedorismo · Sem categoria

6 lições para empreendedorismo que aprendi com meus pais

O que o casamento de 44 anos dos meus pais me ensinou sobre empreendedorismo.

alianca-de-casamento-dedo-anelar
Imagem da internet

Neste mês de Julho/16,meus pais completam 44 anos de casados e, é claro que em todo este tempo, passaram por altos e baixos. Mas casamento é um contrato e na minha opinião é parecido com um empreendimento em vários aspectos, por isto, quero compartilhar com você o que o casamento dos meus pais me ensinou sobre empreendedorismo.

1 – Um casamento é para sempre.
Quando um casal decide se casar eles acreditam que será para sempre e assim deve ser com seu negócio, inicie acreditando que será para sempre e faça tudo o que estiver ao seu alcance para que seja.

2 – Ser apaixonado.
Uma das formas de se manter um casamento saudável por tantos anos é manter a chama da paixão (piegas, não é mesmo?). Porém é esta chama que faz com que sempre haja uma inquietação , que se busque sempre novidades e formas de agradar o outro. E na sua empresa, é a paixão que fará com que você queira sempre mais e queira inovar para cativar seu cliente.

3 – Comemorar.
Meus pais comemoram cada data significativa para eles, aniversário de namoro, noivado e casamento. Crie marcos para serem comemorados em sua empresa, cada ano de vida é uma vitória! Aumentou a produção? Comemore!

4 – Ser honesto e respeitoso com o outro.
Para um casamento durar tanto tempo não dá para ficar fazendo joguinhos e mimimi, é necessário ser sempre honesto um com o outro, falar abertamente sobre seus sentimentos e ter respeito. Da mesma forma, um empreendedor e sua empresa devem ser honestos, tanto na parte legal do negócio quanto com seus colaboradores, mantendo a comunicação e o respeito.

5 – Aproximar-se nos momentos difíceis.
Sempre que uma tempestade se aproxima muitas pessoas tendem a se isolar, porém, meus pais sempre fizeram questão de que meus irmãos e eu estivéssemos próximos para juntos encontrarmos soluções e enfrentássemos os desafios pelos quais estivéssemos passando. Da mesma forma deve ser no seu empreendimento, se tiver sócio mantenha ele e seus colaboradores ainda mais próximos e informados nos momentos mais difíceis, assim cada um saberá exatamente qual o seu papel na crise e como poderá colaborar.

6 – Nunca ir dormir brigado.
Meus pais nunca dormem brigados. Sempre dão um beijinho da boa noite antes de dormir. Desta maneira, a briga e a mágoa não ficam se prolongando além do necessário e o desentendimento chega logo ao fim. Na sua empresa deve ser da mesma forma, desentendimentos e rusgas devem ser resolvidos o mais rápido possível para que a situação não saia do controle e tome proporções muito maiores que as reais.

Podemos aprender lições valiosas quando observamos tudo o que acontece à nossa volta, quando pensamos em empreender com sucesso, temos diversos exemplos e modelos que podemos seguir, basta estar atento!

Se você gostou deste texto, curta e compartilhe com seus amigos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s