Coaching · Sem categoria

Seja dono do seu tempo

Há um tempo atrás eu li o livro Geração de Valor do Flavio Augusto e um conceito dele me chamou muita atenção e para mim faz muito sentido, é o de que quando trabalhamos para alguém nós estamos vendendo horas e como um dia tem apenas 24 horas, e isso não vai mudar, nós somos limitados no quanto podemos ganhar. Ao passo que, quando empreendemos, ou seja, trabalhamos por conta própria, nós vendemos um produto ou serviço e quem determina o quanto iremos cobrar por isto somos nós mesmos, desta forma, nossos ganhos são determinados por nós mesmos e não tem limites.

E hoje, vendo uma reportagem sobre pessoas que perderam seus empregos devido à crise e resolveram encontrar uma alternativa diferente daquela de sua formação original, um deles abriu uma fábrica de picolés no quintal de casa e disse que ganha menos no seu negócio, que tem apenas alguns meses de funcionamento, porém a satisfação de ser dono do seu tempo e de existirem muitas possibilidades para o futuro são seu maior ganho e trazem grande felicidade.

Para mim, empreender é ser dono do seu próprio tempo, poder definir quantas horas irá trabalhar, e na maioria das vezes decidir trabalhar muito mais horas que a maioria das pessoas, e poder também decidir quanto vale a sua hora.

É claro que de grandes liberdades vem grandes responsabilidades e caso você resolva trabalhar somente duas horas por dia ou tirar quatro férias de 30 dias por ano, o seu negócio irá sofrer consequências, porém poder sair no meio da tarde para ir à apresentação da escola do seu filho ou começar a trabalhar trinta minutos mais tarde para poder fazer uma atividade física não terá impacto negativo no funcionamento da sua empresa.

Muitas pessoas sonham empreender para não precisar mais bater cartão de ponto e acreditam que quando tiverem um negócio próprio vão trabalhar bem menos e isso é uma ilusão, a grande diferença está no fato de que a maioria dos empreendedores de sucesso trabalham naquilo que dá prazer a eles e por esta razão o trabalho parece lazer. Quando estudamos cases de sucesso podemos perceber que estes empresários chegam a trabalhar 14 ou até 16 horas por dia porém parecem estar se divertindo na maior parte do tempo, é daí que surge tanto comprometimento e disposição para fazer o que tem que ser feito.

felicidade
Imagem da internet

Um dos meus primeiros clientes é um empresário de Marketing Multi Nível (vendas diretas) cuja produtividade era baixíssima, detectamos que um dos motivos que faziam com que isso ocorresse é que ele já não se identificava com aquela empresa e aí veio a decisão de mudar. Hoje ele trabalha muito mais horas, viaja mais à serviço e por outro lado está mais produtivo e próximo da família. Agora os seus valores estão satisfeitos e ele tem muito mais alegria para trabalhar.

É como diz aquela frase, trabalhe com o que gosta e não terá que trabalhar nem um dia da sua vida.

Se você quer saber como o coaching pode te ajudar a ter mais tempo e aumentar sua produtividade para Empreender com Sucesso, entre em contato para marcarmos uma sessão experimental sem custos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s