Empreendedorismo · Sem categoria

Como sair da armadilha do conhecimento?

Muita gente diz que é necessário se preparar, estudar e aprender antes de iniciar um negócio próprio, e eu concordo! Porém há de se ter muito cuidado neste processo para não entrar em uma armadilha do conhecimento, ou seja, faz um curso, lê um livro, assiste uma palestra que leva à outro curso, etc. e tem a impressão de nunca estar pronto e não começa a agir.

Hoje em dia temos muito acesso à informação, diferentes correntes de pensamentos, mídias diversas… Assim sendo, precisamos ter discernimento para escolher e filtrar de onde, quando e como obteremos novos conhecimentos.

Neste processo existem duas fases:

PREPARAÇÃO,  é a fase onde adquirimos o conhecimento necessário para iniciar o empreendimento, e na minha opinião, a mais perigosa, pois muitas vezes temos a certeza de que ainda não estamos prontos e ficamos nos preparando por muito tempo e algumas vezes corremos o risco de perder o timing.

ATUALIZAÇÃO, é quando vamos suprindo as necessidades e deficiências que encontramos ao longo do caminho. É quando procuramos inovar, aprender coisas novas que possam agregar valor ao empreendimento.

Levando estas fases em consideração, seguem minhas dicas para não cair na armadilha do conhecimento, ou até mesmo, sair dela:

  • Identifique quem são as pessoas que já tem sucesso na sua área de atuação e escolha um ou dois para serem seus “gurus”;
  • Analise, qual ou quais cursos podem realmente impactar o seu desempenho, e se eles forem complementares, melhor ainda;
  • Coloque prazos para a ação;
  • Determine quantas horas por dia serão dedicadas aos estudos e quantas horas serão dedicadas à colocar os estudos em prática;
  • Procure se aprofundar em um tema por vez.

Gostou dessas dicas? No Empreenda com Sucesso eu te ajudo a colocar estas e muitas outras em ação.

Se estas dicas podem ajudar um amigo, compartilhe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s