Metáforas

JOGUE A REDE!

Muito tem-se falado em crise e realmente não dá para negar que estamos vivendo em um momento de crise, porém qual tem sido a sua atitude com relação à isso?

No começo do ano eu assisti uma palestra do Claudemir Oliveira onde ele usou uma metáfora muito interessante e que eu guardei com muito carinho. E ela era mais ou menos assim:

Um homem caminhava pela praia e encontrou um pescador cabisbaixo, tristonho mesmo e ao puxar conversa descobriu o motivo do desalento do pescador, todos diziam que haviam acabado os peixes do mar e desta forma ele não tinha como trazer o alimento para sua família. O homem muito incomodado perguntou ao pescador se ele tinha tentado pescar, se ele tinha jogado a rede ao que o pescador respondeu: não! Pois todos dizem que é desperdício de tempo e energia e que os peixes acabaram. E o homem insistiu: mas o senhor não foi lá e jogou a rede? E com a negativa do pescador ele perguntou qual seria a pior coisa que iria acontecer se ele fosse lá e jogasse a rede e o pescador respondeu que seria voltar sem nenhum peixe. O homem espertamente disparou, o senhor já está sem peixes pois não foi pescar e se voltar com somente um peixe, como seria? E o pescador começando a apresentar um brilho nos olhos disse que seria maravilhoso pois desta forma garantiria o alimento da família para aquele dia e já foi logo se arrumando para sair com seu barco e jogar a rede pois tinha entendido o que o homem queria dizer. Realmente naquele dia e pesca não foi farta, mas ele conseguiu voltar com alguns peixes, o suficiente para alimentar a sua família e vender o restante. E o mais importante, ficou a lição, não importa o que digam, JOGUE A REDE!

O ditado diz que existem pessoas que nasceram para chorar e outras para vender lenços e eu te pergunto, você nasceu para chorar ou para vender lenços?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s